Olho Torto

Tuesday, August 08, 2006

Filhos de Chocadeira

Tenho a impressão que a maioria das pessoas acha que político é filho de chocadeira. Que é uma espécie à parte, que brota não sei de onde.

Qualquer indício de feminilidade em algum garoto, os pais já ficam em pânico e o colocam na aula de futebol, de caratê, na fono, na psicóloga, ensinam a mexer com as garotas, estimulam gestos tipicamente masculinos, reprimem os femininos... e a lista segue quase que infindável (como se fosse necessário e resolvesse alguma coisa).

E diante da tirania infantil? Chamam a Super Nanny? Pior, não fazem nada (como se não fosse necessário e não resolvesse) e ainda corre o risco de acharem bonito ainda.

E pessoas sem escrúpulos continuam brotando do nada.

Nossos pais ensinam que é feio roubar? Ensinam sim. Tanto que todo mundo ficaria horrorizado se visse um garoto de rua roubando chocolate nas Lojas Americanas.

Como disse um professor meu: "(...) a classe média é uma puta que gosta de dar uma de virgem".

É só abrir a boca pra falar a palavra "político" que meio mundo se arma de "paus e pedras" e começa o escracho verbal.

Mas o que os nossos políticos têm de diferente do restante da maioria esmagadora dos brasileiros?

A meu ver, pouquíssima coisa.

O ser humano é egoísta por natureza, mas em sociedades mais evoluídas isso é minimizado. O brasileiro é muito primitivo (já que é muito mal educado, em todas as suas classes sociais) e, com isso, extremamente individualista.

Nos finais de semana, forma-se uma fila grande de carros para atravessar a aduana Argentina, a cada poucos minutos você presencia os brasileiros furando a fila pelo acostamento.

Outro dia no supermercado, com a desculpa que o estacionamento não estava muito lotado, uma "indivídua" estacionou o seu carro (para não ter que fazer mais de uma manobra) entre duas vagas.

O que isso tem de diferente do que acontece no congresso nacional???

Em um sentindo amplo, para mim, quase nada. Brasileiro gosta de tirar vantagem quando pode... tira vantagem no trânsito, no restaurante, no supermercado, na câmara dos deputados, no senado...

Não existem as máximas de que "todo político é corrupto" e muito menos que "o povo brasileiro é um povo honesto". Não devemos esquecer que, assim como a parte está contida no todo, o todo está presente na parte.

-------------------------------------------------------------------------------------

O grande problema não é que o brasileiro não sabe votar, não sabe se comportar. Primeiro tem que aprender e entender que a realização do seu desejo vai até o respeito do próximo. O resto é conseqüência.

2 Comments:

Blogger André Liberatti Baço said...

very good.
pô muito bom mesmo.

9:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Concordo plenamente...lembra naquele dia no aeroporto que a gente comentou que brasileiro quer sempre tirar vantagem em tudo??? E o que mais me deixa indignada é quando falam sobre o "jeitinho brasileiro", como se fosse uma coisa da qual pudéssemos nos orgulhar!! Ah, faça-me o favor... Beijão pra vc Fred!!!

2:01 PM  

Post a Comment

<< Home